domingo, 11 de novembro de 2012

Alongamento para viver melhor!

Exercícios de alongamento são simples de fazer e trazem benefícios para as atividades do dia a dia Como é possível perceber a necessidade de alongamento?
Se tarefas como alcançar um objeto que está em um lugar alto ou amarrar o sapato têm sido uma verdadeira odisséia diária para você, algo está errado com sua flexibilidade. Isso porque atividades como essas só são possíveis devido à capacidade de deformação dos tecidos musculares, mas com a redução da demanda física, os músculos tendem a se acomodar, ou seja, como se diz na gíria, é como se estivéssemos "enferrujados". A atividade de alongar os tecidos é de grande utilidade para a manutenção da nossa amplitude articular, que garante nossa mobilidade.



Quais as vantagens de fazer alongamento?

Além de melhorar nossa flexibilidade, facilitando as tarefas diárias, o alongamento também tem função relaxadora. Esse tipo de exercício pode diminuir aquela dor no pescoço e nas costas, decorrentes de estresse melhorar a qualidade do nosso sono e, até mesmo, nossa capacidade de concentração. O alongamento quando corretamente realizado pode ainda melhorar a postura e ser usado como ferramenta eficaz no tratamento de disfunções na coluna, como acontece, por exemplo, no método RPG - Reeducação Postural Global.

Quais são as conseqüências de não fazer alongamento?

Basicamente, a falta de alongamento implica em perda da flexibilidade. Vários estudos revelam que a diminuição da elasticidade muscular tem diversas conseqüências ruins para o corpo, podendo inclusive, pré-dispor idosos a quedas.

Com que freqüência o alongamento deve ser realizado?

A flexibilidade corporal só é possível pela prática diária de exercícios que induzam a melhoria da elasticidade muscular. Por isso, é recomendado que o alongamento seja feito todos os dias, tanto por jovens quanto por pessoas da terceira idade. Além disso, aquelas pessoas que já praticam ou desejam praticar algum exercício físico devem sempre reservar, antes e depois da atividade, um tempo para o alongamento.

Qual é o lugar mais adequado para a prática?

Exercícios de alongamento são simples de fazer, podem ser realizados em qualquer lugar, a qualquer hora. Entretanto, é sempre bom consultar um profissional antes de realizar qualquer atividade a qual o seu corpo não esteja acostumado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário